BNCC na Educação Infantil: um currículo baseado em direitos e campos de experiência

BNCC na Educação Infantil: um currículo baseado em direitos e campos de experiência

A BNCC para a Educação Infantil estabelece os direitos de aprendizagem e os campos de experiência, formando essencialmente um currículo baseado em interações e brincadeiras para ampliação da aprendizagem e do campo pedagógico.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

A Educação Infantil, que compreende a criança de 0 a 5 anos, é a primeira etapa da Educação Básica. Ela é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois é nesse período que ela amplia suas potencialidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

Os direitos de aprendizagem

Os direitos de aprendizagem são as condições básicas para que toda criança pequena aprenda e tenha vivências importantes para seu desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo. São eles:

  • Conviver: estabelecer vínculos afetivos com adultos e crianças, ser respeitado em suas individualidades e aprender a lidar com as diferenças.
  • Brincar: brincar cotidianamente de forma livre, espontânea e criativa, explorando o espaço, as brincadeiras e materiais de diferentes naturezas.
  • Participar: participar ativamente nas atividades e interações, expressar suas ideias e sentimentos e colaborar com os outros.
  • Explorar: explorar o ambiente com curiosidade, percebendo-se como parte dele, identificando suas características, explorando-o com os sentidos e com o corpo.
  • Expressar-se: expressar suas ideias, sentimentos e necessidades por meio de diferentes linguagens, como a linguagem oral, a linguagem corporal, a linguagem artística e a linguagem escrita.
  • Conhecer-se: conhecer seu próprio corpo, suas características e possibilidades, desenvolvendo autonomia, autoconfiança e autoconhecimento.

Os campos de experiência

Os campos de experiência são as interações e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento das crianças. São eles:

  • O eu, o outro e o nós: o desenvolvimento da identidade e autonomia, da interação com os outros e da formação de vínculos afetivos.
  • Corpo, gestos e movimentos: o desenvolvimento da motricidade, da expressão corporal e da imagem corporal.
  • Traços, sons, cores e formas: o desenvolvimento da percepção, da linguagem oral e das linguagens artísticas.
  • Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações: o desenvolvimento da percepção espacial e temporal, da noção de quantidade e das relações entre os objetos.
  • Natureza e sociedade: o desenvolvimento da curiosidade, da exploração e da relação com o mundo natural e social.

A importância da BNCC na Educação Infantil

A BNCC é um documento importante para a Educação Infantil, pois:

  • Garante os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças.
  • Proporciona um currículo organizado e coerente, que favorece o desenvolvimento integral da criança.
  • Orienta os professores e gestores no planejamento e na avaliação das atividades.

Como implementar a BNCC na Educação Infantil

A implementação da BNCC na Educação Infantil requer um esforço conjunto de todos os envolvidos no processo educacional, incluindo professores, gestores, famílias e comunidade.

Algumas ações que podem contribuir para a implementação da BNCC na Educação Infantil são:

  • Formação de professores: é fundamental que os professores tenham formação adequada para trabalhar com os direitos de aprendizagem e os campos de experiência.
  • Planejamento: o planejamento das atividades deve ser feito a partir dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiência.
  • Avaliação: a avaliação deve ser contínua e formativa, visando acompanhar o desenvolvimento das crianças.

Conclusão

A BNCC é um documento importante para a Educação Infantil, pois contribui para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças. Com a sua implementação, é possível promover um currículo organizado e coerente, que favorece o desenvolvimento integral da criança.

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